TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2007
MINI-CURSO: Memória histórica e teatro de bonecos: uma política de abordagem cultural na educação dos trabalhadores rurais.
PROPOSTA PARA OS DIAS 12 E 13 DE OUTUBRO DE 2007:
1ª ETAPA: 8 HORAS
Apresentação do método do TORelatos das leituras indicadas na fase preparatóriasLeituras e debates nos coletivosRecuperação de histórias orais com sistematização escrita.
2ª ETAPA: 8 HORAS
Organizar as histórias recuperadasRetratar os personagens identificando suas características culturaisConfeccionar os personagens no formato de bonecos caracterizadosConfeccionar as vestimentas dos bonecos considerando a imagem dos personagens, como referencial.
3ª ETAPA: 8 HORAS
Pintura e montagem dos personagensComposição dos personagens (movimentos e sons) por coletivoOrganizar roteiro de diálogosOficina de ensaios: desenvolver diálogos encenandoOrganizar cenário e instrumentos necessáriosMostra das encenações das histórias resgatadasAvaliação.
MINISTRANTES:
ELIAS CANUTO BRANDÃO
MARIA APARECIDA CECÍLIO
PRODUÇÃO AUDIO-VISUAL: RONALDO CARDOSO
BIBLIOGRAFIAS:
SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O cotidiano do Professor / Ira Shor, Paulo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
BRESCANCINI, Maria Stella Martins. Londres e Paris no Século XIX: o espetáculo da pobreza. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Manifesto do Teatro do Oprimido. A ssociação Internacional do Teatro do Oprimido (AITO). Acesso em:http://www.opalco.com.br/foco.cfm?persona=materias&controle=112Atividades artísticas no teatro do oprimido em quatro eixos. Acesso em: http://www.ctorio.org.br/
LOCAL: Escola Milton Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário